Grupo Teatral Retórica Desnuda abre inscrições a partir desta quarta (10/04)

Há 23 anos, fundado por discentes do DCHT XVII, o Grupo Teatral Retórica Desnuda surgiu como um projeto extensionista dedicado a promover ações culturais. Seu nome, “Retórica Desnuda”, reflete a visão filosófica de seus artistas, que enxergam a arte como um processo de cura e um catalisador para a renovação social.

Imagem: Espetáculo “O Auto do São Francisco”, do acervo de imagens do Grupo Teatral Retórica Desnuda

Ao longo de sua história, o grupo participou ativamente de diversos festivais de teatro, desde a Oficina de Confecção e Manipulação de Bonecos Gigantes até a Mostra de Rede de Teatro do Velho Chico, além de contribuir para eventos culturais em Salvador e em várias localidades do território Velho Chico.

Salientando seu caráter extensionista, o último espetáculo ensaiado pelo grupo – O Auto do São Francisco, não apenas envolveu estudantes do DCHT XVII, mas também membros da comunidade local, demonstrando sua conexão intrínseca com o público além dos limites da universidade. A trilha sonora ficou por conta do artista lapense Paulo Araújo, da Banda Morão Di Privintina, realçando ainda mais o caráter colaborativo do grupo, e a importância que o grupo dá aos “Santos de casa” (que por aqui fazem muitos milagres!).

Imagem: Espetáculo “O Auto do São Francisco”, do acervo de imagens do Grupo Teatral Retórica Desnuda

Após um período de inatividade, o Grupo Teatral Retórica Desnuda está de volta neste semestre de 2024.1, trazendo consigo uma novidade: oficinas de teatro e expressão corporal ministradas pelo poeta, ator e graduando em teatro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luã Virgens mostrando mais uma vez a relevância e capacidade dos artistas lapenses. 

Luã Virgens é Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância, pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG) e MBA em Liderança, Inovação e Gestão, pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG), é Graduando em Licenciatura em Teatro (EAD), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bacharel em Administração pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – DCHT Campus XVII e Técnico em Teatro pelo Governo do Estado da Bahia. Atua como Professor de Teatro e é integrante da Companhia de Teatro Retórica Desnuda (UNEB) e da Companhia de Teatro Depois das Sete. Além de ator, Luã é poeta e criador do projeto artístico “Fuga n° 6, por Luã Virgens”. O artista conta um pouco da sua expectativa acerca da retomada do grupo:

“Minha expectativa é fazer com que esse grupo tão importante para a história da UNEB de Bom Jesus da Lapa, que essa história, ela continue sendo escrita e que nós continuemos produzindo arte e cultura tanto entre os acadêmicos da UNEB quanto na comunidade externa. O teatro é uma ferramenta extremamente importante de disseminação cultural, que possui uma enorme capacidade crítica e reflexiva. Meu objetivo é fazer com que o Retórica continue existindo e que nós consigamos continuar produzindo arte e cultura em Bom Jesus da Lapa.”
Imagem: Artista Luã Virgens em espetáculo pelo Programa Estadual Aldir Blanc

Orientado pela professora Cynara Sento Sé, a volta do grupo promete novidades e muitos projetos voltados à cultura dentro e fora do DCHT:

“Estou muito animada com o retorno das atividades do Retórica. Esse grupo é de imensa importância para o DCHT XVII, são 23 anos de contribuição pela fomentação e valorização da cultura de Bom Jesus da Lapa”

O retorno do Grupo Teatral Retórica Desnuda promete não apenas reacender a chama cultural em nosso campus, mas também fortalecer os laços dos discentes extensionistas com a comunidade local, proporcionando encontros semanais fora do horário de expediente para a expressão criativa e o desenvolvimento pessoal de todos os envolvidos. Para aqueles que buscam explorar seu potencial artístico e fazer parte de uma cultural, esta é uma oportunidade imperdível. Venha fazer parte dessa jornada de expressão e renovação com o Grupo Teatral Retórica Desnuda.

Imagem: Card de chamada para inscrições

Texto: Geovanna Lacerda / ASCOM – DCHT XVII