Projeto “Aplicabilidade dos Métodos Brasileiros Coletivos para Bandas, Filarmônicas e Fanfarras da Bahia”

Aconteceu no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) UNEB Campus XVII, Bom Jesus da Lapa, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2024, o projeto “Aplicabilidade dos Métodos Brasileiros e Coletivos para Banda, Filarmônicas e Fanfarras da Bahia”. A iniciativa, contou com o apoio da Direção do Campus XVII realizada em parceria com a PROEX Edital PROARTE e o curso de Licenciatura em Música da UNEAD, teve como objetivo apresentar métodos que funcionem como ferramentas para o aprimoramento técnico-musical e coreográfico dos discentes e da comunidade artística local.

O projeto contou com uma programação diversificada, incluindo oficinas de metodologias musicais que envolveram não apenas os estudantes do curso de Licenciatura em Música do Campus de Bom Jesus da Lapa como também a comunidade externa e artistas da Região.

No dia 12 de dezembro, aconteceu a abertura do evento às 9h com a mesa institucional e música, seguido das oficinas: Práticas musicais coletivas piano, canto e instrumentos de cordas, ministrado pelos Professores Moisés Mendes e Mara Rubia; Jogos musicais e brincadeiras para atividades escolares, com a Profª Mara Rúbia; Práticas musicais coletivas e instrumentos de sopro, com o Prof. Aprigio Silva; Prática de regência e formação de bandas e fanfarras em contextos escolares e não escolares, com o Prof. Aurélio Nogueira e Práticas musicais coletivas de instrumentos de percussão, com o Prof. Thales Barbosa. 

Na noite do dia 12/12,  foi realizada uma aula presencial do curso de Licenciatura em Música, da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica I, ministrada pelo Professor Dr. Aurélio Nogueira. 

No dia 13/12, as atividades seguiram com oficinas na Filarmônica Euterpe Lapense: Oficina de Métodos Coletivos para Filarmônica, com o professor Aprigio Silva;  Oficina de Improvisação Musical, com o professor Moisés Mendes;  Oficina de Percussão e Práticas Musicais, com os professores Thalles e Washington. As oficinas trabalharam metodologias musicais com o objetivo de incentivar a prática coletiva e o desenvolvimento técnico dos participantes. 

Na sexta-feira (13/12), a partir das 19h a aula foi com o Prof. Dr. Alexandre Vargas, com a disciplina “Práticas Musicais Coletivas”. 

O evento contou com a participação da Coordenadora Geral da UNEAD, Profª. Mª. Francine Mendes dos Santos, da Coordenadora do Polo da UNEAD em Bom Jesus da Lapa, Ana Paula Silva Seixas e dos estudantes do curso de Licenciatura em Música do DCHT XVII.

O projeto “Aplicabilidade dos Métodos Brasileiros e Coletivos” destacou-se como uma ação de grande relevância social, cultural e acadêmica, fortalecendo os laços entre a universidade, seus discentes e a comunidade artística local.