
Entre os dias 20 e 23 de novembro, o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XVII da UNEB, em Bom Jesus da Lapa, é palco do V Encontro de Casas de Estudantes da UNEB (V ECEU). Com o tema “História, Reestruturação e Novos Horizontes: Desafios do Movimento de Casas de Estudantes na Bahia de todas as Fés”, o evento reúne estudantes residentes das casas estudantis da universidade em todo o estado para debater as condições de permanência e a garantia de direitos para aqueles que dependem de moradia universitária.
A abertura do encontro aconteceu na quarta-feira (20), no auditório do Hotel Pousada da Lapa, com uma mesa institucional que contou com a participação de representantes dos três colegiados do campus, da direção departamental e da coordenação estudantil das residências. Na sequência, a segunda mesa da noite, intitulada “V ECEU: A Retomada da Luta e da Fé – História e Resiliência dos(as) Residentes da UNEB em Bom Jesus da Lapa”, trouxe reflexões sobre a trajetória do movimento de casas estudantis, com contribuições de residentes e ex-residentes que compartilharam avanços, conquistas e os desafios enfrentados.
A partir do dia 22, o evento contará com a presença do pró-reitor de Assistência Estudantil da UNEB, Magno Merces, que estará acompanhado de toda a equipe da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAES). A participação da gestão reforça a importância do diálogo direto com os estudantes para tratar das demandas das casas e da política de permanência universitária.
Com uma programação que se estende até sábado (23), o V ECEU promove mesas-redondas, rodas de conversa, palestras e um ato público, em que os estudantes reforçam a luta por direitos e pela garantia de uma educação de qualidade e inclusiva.
Texto: Geovanna Lacerda – Assessoria de comunicação do DCHT XVII